2° Festival de Velas de Flexeiras
O evento tinha 3 categorias (slalon e freestyle) sendo divididas em duas modalidades kitesurf e Windsurf e para encerrar o evento uma linda regata de canoas para festejar o evento.
Ao longo de todo o dia 5 os kites tomaram conta da praia de Flexeiras, tendo grandes atletas de nome no evento.
No dia seguinte deu inicio ao mais esperado do evento, a competição de windsurf com a participação do atual campeão mundial da categoria freestyle Marcilia Browner (Browzinho) e um convidado Esraelita.
O inicio do dia todos anciosos pelo sorteio das baterias, quem enfrenta quem. Logo após o sorteio todos checam os equipamentos e se preparam para dar inicio a competição.
E como o esperado a experiência prevaleceu e a semifinal conta com os melhores do Brasil Levi Lenz, Ian Mouro, Browzinho e Edvan Souza. Chegando a semifinal os competidores começam a dar tudo de si e na primeira bateira Edvan Souza passa pelo atual campeão brasileiro Ian Mouro e enfrenta Browzinho na final que passa por Levi Lenz sem grandes emoções. E a tarde Flexeiras para apartir das 14hs com os dois na água brigando pôr o lugar mais alto do pódio mais Browzinho não veio muito amistoso com seus compatriotas e não sede o lugar mais alto do pódio mostrando em uma grande apresentação porque é o campeão do mundo, tendo a competição de freestyle encerrado com Browzinho em primeiro, Edvan Souza em segundo e Ian Mouro em terceiro.
Dia 7 ultimo dia de competição onde teve a repescagem mais o resultado foi o mesmo obtido no dia anterior e em seguida todos tiveram o privilégio de acompanhar de perto uma grande regata dos pescadores locais onde anualmente ocorre no vilarejo. E ao final da tarde tivemos a premiação onde Jericoacoara mais uma vez se sobressaiu obtendo 4 troféus no evento tendo 2 no freestyle e 2 no Slalon, no freestyle com Edvan e Ian e no Slalon com Moabio Tomasso e Luiz.
Postado por Edvan Souza 0 comentários
Treinamento em Jericoacoara
Aqui em Jeri o vento demorou um pouco a chegar e dei uma diminuída nos treinos, mais está tudo tranqüilo, o vento chegou e é pôr em prática as manobras novas e aperfeiçoar as que já executo, quero e vou melhorar a cada dia, acompanhem ai algumas imagens do meu treinamento. E em breve terá mais imagens com manobras novas.





















Postado por Edvan Souza 1 comentários
Single Elimination
02 de Junho, minha chegada na Grécia foi pôr volta das 06:30hs rumo a Vassiliki (lefkada), ao chegar fiquei encantado com a beleza do lugar e as maravilhas da natureza, o verde e sua água cristalina fascina e deixa o local mágico. As 09:00hs já em Vassiliki fomos retirar os equipamentos do carro, para montar e apreciar as águas do lugar, montei 3 velas, 4.4 – 5.0 – 5.7 e a prancha escolhida foi uma 92 litros, infelizmente o vendo não foi muito receptivo e tivemos que ir para a pousada sem velejar, trocamos o mar pela piscina, onde ficamos relaxando.
No dia seguinte fomos a praia novamente, mais nada de vento, outro dia de piscina.
Dia 04 o dia esperado, dava inicio as inscrições e logo em seguida iniciaria o campeonato, estava tudo perfeito, condições de vento ótima, chega minha bateria e o vento simplesmente acaba fica 0.
Adiaram a minha bateria para 10 minutos depois, então chegou o vento e minha hora de fazer o melhor, escolhi uma 5.0, pois o vento ainda não estava bom, executei algumas manobras como: flaka, shaka, puneta... E ao final consegui vencer minha primeira bateria.
Passei para a 3ª fase e enfrentei o Alemão Andrea Paskowski o melhor no ranking Europeu, ou seja uma parada dura.
Começa bateria com Paskowski com forte vento e minha escolha não foi das melhores, continuei com a 5.0 e ficou difícil controlar a vela nas manobras, com todo esforça para vencer consegui efetuar boas manobras, mais infelizmente não foi suficiente para bater o Alemão que venceu pôr meio ponto de diferença, com tudo fica a experiência do campeonato enfrentado um dos melhores do mundo. Ao termino da Single Elimination, Agazian levou a melhor e terminou a frente.
No dia 05 iria dar inicio a Double Elimination mas não foi possível pois o vento não colaborou. Minha bateria seria contra o Seyss ainda na 2ª fase e tinha oportunidade de conseguir uma boa posição mas tive que esperar mais uma vez.
Dia 06 tudo parecia que se encaminhar para um ótimo dia, as 11:00hs estava com boas condições de vento. Infelizmente não foi o suficiente para a Double Elimination dar inicio e mais um dia sem êxito.
Dia 07 ultimo dia de competição e nada de vento, só as 17:00hs o vento resolveu aparecer mais já era tarde para iniciar a Double Elimination.
E como já era esperado os juizes da competição deram pôr encerrado. Então era só esperar a festa e premiação dos competidores, terminei em 9º lugar. Estou super feliz em estar competindo e tendo oportunidade nos grandes eventos mundiais, sempre adquirindo experiência para as próximas competições.
Postado por Edvan Souza 2 comentários
EFPT
COMPETITIONS: EFPT AND PWA
SPONSORSHIPS: Mistral, Loopee, Wollner, Simmer Sails and Tecno Limitis
EXPECTATIONS: Get more experienced hoping to be among the top of the world.
MANOEUVRES THAT I EXECUTE WITH PERFECTION: back loop, shaka, goyter, loop, duplo flaka, flaka no hand
NEW MANOEUVRES THAT I´M PRACTICING: Bunner, mister flip
TRAINING / EVOLUTION: I had the opportunity to practice with some of the best of the world, such as Andre Paskowski (G-2) and Marcilio Browne (BRA-105), were I could improve my manoeuvres and try to be one of them.
Due the difficulty of getting sponsors, my training wasn´t close of the ideal, but now with their support and new gears, my evolution is excellent.
HISTORY: from walking sailor on the beach for international freestyle competitor, I began on windsurf in 1999, with the support on gears of Mauricio Gusella and Dudu Mazzocato, and on the next year I was into a competition which I won the first place. Now, I just want my sponsors and my friends to be proud of me and be part of the windsurf history.
fonte: clubventos.com
Postado por Edvan Souza 0 comentários
Wins Supersession
Edvan Souza's (BRA-250) first trip to Europe included a few surprises that he usually don't have to worry about back home in Brazil such as cold weather, waiting for wind, having to decide what sail size to ride and so on, despite all that Edvan won the Supersession held during the PWA /EFPT freestyle event in Podersdorf, Austria with a perfect Air Chacho making him, as he put it himself:
"-The happiest person in the world".
Edvan is currently in Sardinia getting ready for the EFPT event in Greece.
For more info on the events make sure to visit the EFPT and PWA websites.
Web : www.simmerstyle.eu
Postado por Edvan Souza 0 comentários
1º etapa - EFPT
A primeira etapa do campeonato europeu – EFPT - aconteceu entre os dias 26 e 30 de março em Tarifa, Espanha. Chegamos uma semana antes da competição para conhecer o pico do velejo! Saímos de Roma no dia 21 de março e fomos de barco até Barcelona. Depois de uma longa viagem cruzando o mar mediterrâneo, chegamos a Barcelona no final da tarde. De Barcelona a Tarifa foram mais 10hs de carro. Chegamos então no dia 22 às 05:00 horas da manhã. Depois desta longa viagem até chegar ao destino final, ficamos dormindo dentro do carro até o dia clarear e esperando a pequena cidade de Tarifa acordar. Assim, fomos em busca de uma casa para nos manter bem confortavel.
No dia que chegamos em Tarifa fomos ao pico do campeonato para conhecer o local e procurar um lugar para manter os equipamentos de todo o time. Logo depois, às 11:30h da manhã entrou o tão esperado vento. Com uma velocidade aproximada a 35 knots foi tudo muito assustador, pois o lugar não parecia ventar! Engano meu... Em pouco tempo surgiu um vento ainda mais forte que agente nao esperava! Então virei para galera e falei que era vento para vela 4.0! Armei meu equipamento e fui para água. Na sequência veio Edvan BRA-250 e Sassa BRA-64. Foi um dia muito proveitoso e de muito treino, pois estávamos há quatro semanas sem velejo! Depois de uma boa performace voltamos para casa contentes! Falávamos sobre como tinha sido o treino e as manobras executadas durante o mesmo. Até então, nós fomos os primeiros atletas a chegar ao pico do velejo, sendo que, os outros competidores só foram chegar dois dias antes de iniciar o evento.Mas o que mais nos preocupava era o frio! A água era muito gelada! Não estamos habituados a essa temperatura. No Ceará não temos águas frias. Já em Tarifa, a temperatura da água era de aproximadamente 10o C. Aos poucos, durante os treinos fomos-nos adaptando e criando maiores intimidades com água.
No dia 26 de março, uma quinta-feira, deu-se início a competição. Neste primeiro dia, passei por quatro baterias perdendo a última! Esses três resultados da estréia foram muito bons e importantes para mim! Já o Edvan ganhou duas e perdeu uma. Sassá não foi muito bem na primeira, não conseguindo passar. Quem se alegrou, no entanto foi o polonês JaKub Kosmowski POL-288.
No segundo dia, 27 de março, as baterias só foram começar às 12:45h. Até então, o vento não havia entrado. A minha bateria foi à segunda, mas não tive muito sucesso contra o sueco Andreas Olandersson S-66, já na terceira fui melhor ganhando do holandês Ruben Petrise NB-50. No domindo, dia 30, esperamos pelo vento, mas ele não apareceu! Sendo assim, a organizaçao decidiu fazer uma SUPER SESSION. Nessa, todos os riders entraram na água para fazer o melhor de si em apenas uma manobra!
E não foi que deu Brasil! Edvan saiu executando um perfeito Air Chacho e conseguiu levar a SUPER SESSION!
Resultado geral da etapa obtido pelo Team-Brazil:
Chico Bento - 9th
Edvan Souza de Pedro - 13th
Sassá - 25th
www.efpt.net / www.windjerixraymission.com
Postado por Edvan Souza 0 comentários